Notícias

07/03/2023

FESERP SE REÚNE COM SINDICATOS FILIADOS PARA DISCUTIR SOBRE A NEGOCIAÇÃO SALARIAL 2023


O SIGEASFI-MS, esteve reunido na tarde de ontem (6), juntamente com diretores da Feserp e representantes de Sindicatos filiados, para estabelecer a pauta de reivindicações salariais que será levada ao Governo do Estado neste ano e que também balizará as ações dos sindicatos municipais de servidores nas negociações com as prefeituras. Com uma base de mais de 40 mil servidores e data-base em maio, a Feserp congrega sindicatos estaduais e municipais que representam todos os setores do funcionalismo, excluindo-se apenas os professores. Até os servidores administrativos da Educação hoje integram a base da Federação.

No encontro de ontem, ficou estabelecido que os servidores irão reivindicar a reposição das perdas inflacionárias do ano de 2022 sobre os salários, que somam 5,79%, e também das perdas inflacionárias acumuladas nos 18 meses ao longo dos anos 2020 e 2021 por força da Lei Complementar 173, que somam 4,96%. No total, a Feserp defende reposição salarial de 15%.

A Lei Complementar 173 permitiu a estados e municípios receberem recursos federais para o combate à pandemia, tendo como contrapartida restrições ao aumento de despesas — como limitação à contratação de pessoal e proibição de reajustes para servidores. Também foi determinada a suspensão da contagem de tempo de serviço dos servidores para alguns fins, como para a aquisição de anuênios, triênios, quinquênios e benefícios similares.

Os sindicalistas informaram que cada sindicato irá negociar de forma separada, com governo e prefeituras, questões funcionais específicas de cada categoria. Para tanto, a Feserp vai solicitar a elaboração de um cronograma com datas e pautas de negociação individualizadas.

Além do reajuste, de acordo com a presidente da Feserp, Lílian Fernandes, os sindicalistas incluíram na pauta a implementação do Cartão-alimentação, no valor de R$ 500 reais. Ela explicou ainda que a Federação e os sindicatos filiados querem também discutir modalidades de trabalho mais adequadas e produtivas – seja presencial ou em home Office.

Outra pauta é a cessação do desconto previdenciário de 14% dos aposentados  que recebem aposentadoria com valor abaixo do teto salarial, hoje estabelecido em R$7.507,00.

(Fonte: Boca do Povo News)

NOSSO ENDEREÇO

Av: Hiroshima, 1254 (FESERP/MS)
Carandá Bosque
CEP: 79.036-360 Campo Grande - MS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta (exceto feriados) das 07:30 às 10:30 - 14 às 16:30 horas (com agendamento de horário)
Para atendimento via whatsapp o mesmo horário é aplicado.

© 2024 - SIGEASFI-MS.